Com quantas memórias se faz uma imagem?

Neste ano de 2018, a Faculdade de Educação da UFRJ completará 50 anos. Meio século de existência não é pouca coisa e, portanto, é chegado o momento de comemorar: não simplesmente no esperado 11 de julho, data de nosso aniversário, mas durante o ano inteiro. Na Faculdade de Educação da UFRJ, 2018 será sinônimo de festa, alegria e júbilo, e também de intensa reflexão, pois o orgulho de fazer 50 anos vem acompanhado da celebração do compromisso com a educação universal, pública e gratuita.

Os 50 anos da Faculdade de Educação da UFRJ serão guiados pelo empenho de pensar essa instituição ao longo de sua trajetória em suas múltiplas temporalidades e formas de articulação entre presente, passado e futuro, reconhecendo sua tradição e história, seu papel de resistência no cenário atual e os desafios para o próximo meio século de vida.

A comemoração será marcada pela apresentação do trabalho significativo que a nossa Unidade tem realizado, envolvendo o sentido acadêmico e cultural de sua existência. Entendemos que, em um momento tão sensível, é necessário que tal comemoração envolva um diálogo aberto e consistente com a sociedade, evidenciando o que faz a faculdade e sua importância estratégica na defesa de uma educação pública de qualidade.

Por isso, além das atividades regulares já previstas no calendário anual da FE (Semana da integração, Seminário Aniso Teixeira, Revista Contemporânea da Educação; Secult- Cineclube-Pedagogia da Imagem, Podcast, Pedtextos ) está previsto um conjunto de ações específicas para o ano de 2018, internas e externas à FE/UFRJ, inclusive uma exposição com documentos históricos, objetos, fotos, vídeos, áudios, enfim, todo e qualquer registro da memória que possa nos fazer pensar ou repensar a imagem da nossa unidade.

Se você tem e quer compartilhar suas memórias para criação da nossa exposição, entre em com o SeCult, através do e-mail imagem50fe@gmail.com ou envie seus arquivos pelo Facebook #imagem50fe .