Sessão de abril do cineclube Pedagogias da Imagem

Diante das recentes chamadas para o ato ‘Marielle vive!’, que acontecerá nesta terça-feira, 20/3, às 17h, na Cinelândia, o cineclube Pedagogias da Imagem informa o adiamento da sessão prevista para o mesmo horário, vinculada à campanha ’21 dias de ativismo contra o racismo’. A sessão foi remarcada para a quinta-feira, dia 5 de abril, no mesmo horário e local.

Confirme presença em nosso evento do Facebook.

O cineclube Pedagogias da Imagem inicia o ano de 2018 com a exibição do filme ‘Menino 23′ (Brasil, 2016), de Belisário Franca, em sessão inserida na campanha ’21 dias de ativismo contra o racismo’, e com o apoio da Videocamp.

Sinopse do filme: A partir da descoberta de tijolos marcados com suásticas nazistas em uma fazenda no interior de São Paulo, o filme acompanha a investigação do historiador Sidney Aguilar e a descoberta de um fato assustador: durante os anos 1930, cinquenta meninos negros foram levados de um orfanato no Rio de Janeiro para a fazenda onde os tijolos foram encontrados. Lá, passaram a ser identificados por números e foram submetidos ao trabalho escravo por uma família que fazia parte da elite política e econômica do país, e que não escodia sua simpatia pelo ideário nazista. Dois sobreviventes dessa tragédia brasileira, Aloízio Silva (o “menino 23”) e Argemiro Santos, assim como a família de José Alves de Almeida (o “Dois”), revelam suas histórias pela primeira vez.

A sessão faz um convite a pensar, com o filme, sobre temas ligados à discussão do racismo nos dias de hoje. Contaremos com as seguintes palestras e convidados:

– A farsa da abolição
com Dolores Lima
Psicóloga, pós-graduada em Gestão Empreendedora de Educação (UFF), pesquisadora do LEPPA/HESFA/UFRJ e ativista do movimento de Mulheres Negras, Oyaiyele – Iyalase Ase Idasile Ode – Povo Tradicional de Matriz Africana, etnia Yoruba.

– Entre olhares cruzados: Brasil, Estados Unidos e a questão racial
com Carlos Medeiros
Graduado em Comunicação e Editoração pela UFRJ, mestre em Ciência Jurídicas e Sociais pela UFF, doutorando em História Comparada na UFRJ. Autor do livro ‘Na lei e na raça’ e coautor, com Jaques D’Adesky e Edson Borges, do livro ‘Racismo, preconceito e intolerância’.

Pedagogias da Imagem é um cineclube coordenado pelo SeCult – Setor de Cultura, Comunicação e Divulgação Científica e Cultural da Faculdade de Educação da UFRJ. O projeto privilegia a relação entre cinema e pensamento, no qual palestras e debates procuram instigar o público a refletir, com os filmes, sobre questões que eles suscitam e reverberam.

Entrada franca.