PROEDES na Semana Nacional de Arquivos

Nos dias 05 e 06 de junho, o Programa de Estudos e Documentação Educação e Sociedade (PROEDES) participou da 2ª Semana Nacional de Arquivos. Durante a Semana, arquivos e instituições de memória de todo o Brasil realizaram eventos, visando a divulgação de seus trabalhos e a aproximação com o público. O evento é organizado anualmente pelo Arquivo Nacional, em parceria com a Fundação Casa de Rui Barbosa.

O tema da mostra realizada pelo PROEDES foi A História da Educação em documentos: conhecendo o PROEDES/FE/UFRJ

O circuito proposto, que durava cerca de uma hora, continha três momentos diferentes: no início, uma breve apresentação do trabalho desenvolvido no Centro de Documentação – que envolve o desenvolvimento de pesquisas sobre Educação, a conservação e organização de documentos e objetos históricos e, por fim, o atendimento a pesquisadores de todo o país para consultas nos acervos -; em um segundo momento, o público pôde apreciar uma mostra com diferentes documentos e objetos que compõem o acervo; e, por fim, os visitantes puderam visitar a reserva técnica do PROEDES, conhecendo como o Centro guarda seus fundos e coleções.

O PROEDES completou 30 anos de existência no ano passado. O Centro de Documentação tem suas origens na organização do acervo da Faculdade Nacional de Filosofia, iniciada por um grupo de pesquisadores e bolsistas da Faculdade de Educação em janeiro de 1987. Com o desenvolvimento da pesquisa, o PROEDES virou um projeto, que se transformou em Programa, reconhecido pela Congregação da Faculdade de Educação, em 1994. No ano seguinte, o Programa também seria reconhecido pelo Conselho de Coordenação do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFCH) e pelo Conselho de Ensino de Graduação e Pesquisa (CEPG) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). De lá para cá, o PROEDES cresceu, e hoje abriga diferentes grupos de pesquisa, além de reunir 40 conjuntos documentais sobre a História da Educação brasileira.