Encontro Noêmia Varela

ENCONTRO NOÊMIA VARELA

Edição Rio de Janeiro /RJ

Apresentação

Noemia de Araújo Varela nasceu no dia 01 de janeiro de 1917, na cidade de Macau/RN. Logo criança, veio morar em Pernambuco, onde estudou do curso primário ao superior. Foi aluna da primeira turma do curso de Pedagogia da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e é considerada a primeira arte/educadora brasileira a introduzir a arte na educação de crianças com deficiência. Fundou, em 1953, junto com outros artistas, educadores e intelectuais, a Escolinha de Arte do Recife, que instaurou o ensino da arte modernista no Recife, valorizando o trabalho artístico da criança. Foi professora das disciplinas Didática do Ensino do Desenho e Prática de Ensino, do Curso de Licenciatura em Desenho, da Escola de Belas Artes do Recife e do Conservatório Brasileiro de Música, no Rio de Janeiro. Foi membro do Grupo de Estudos Carl Gustav Jung, coordenado pela Doutora Nise da Silveira. Criou e coordenou durante 20 anos o Curso Intensivo de Arte na Educação (CIAE), na Escolinha de Arte do Brasil. No processo de democratização do acesso aos conhecimentos artísticos, exerceu um importante papel, através de sua atuação política na International Society for Education through Art (InSEA/UNESCO), na Sociedade Brasileira de Educação através da Arte (SOBREART), na Federação de Arte/Educadores do Brasil (FAEB), na Associação Nordestina de Arte/Educação (ANARTE), na Associação Nacional de Pesquisadores em Artes Plásticas (ANPAP), além de diferentes organizações relacionadas à educação de crianças com deficiência.

O Encontro Noêmia Varela compreende uma justa homenagem ao centenário da Arte/Educadora considerada a mãe da Arte/Educação brasileira, falecida na cidade de Recife, no ano de 2016, aos 99 anos de idade.

Em reconhecimento ao seu pioneirismo, vanguardismo, bem como as suas contribuições para um repesar crítico das práticas arte/educativas na atualidade, diferentes instituições do Ensino Superior, vem reunindo esforços para estabelecer uma rede colaborativa de formação de arte/educadores, em torno de temáticas que se constitui do legado de Noemia Varela, tais como: Arte e Inclusão, Arte e Formação de Professores, Arte e Infância.

Esta ação é inspirada na primeira iniciativa brasileira da realização de um evento em torno das contribuições do pensamento de Noemia Varela para a Arte/Educação. Trata-se da I Semana Noemia Varela, realizada pelo Departamento de Artes, da Universidade Federal do Piauí, no período de 19 a 23 de junho de 2006, em Teresina/PI, coordenada por um grupo de estudantes do Curso de Licenciatura em Artes Visuais, autodesignado “Grupo João de Barro”. Esta  iniciativa foi replicada no ano de 2007, através da realização da segunda edição da Semana Noemia Varela, pelo mesmo grupo e instituição.

Objetivos:

• Homenagear o centenário de Noemia Varela (1917 -2017);
  • Divulgar as contribuições de Noemia Varela para a Arte/Educação brasileira;
  • Refletir sobre os desafios da arte na educação contemporânea proposta a partir das contribuições de Noemia Varela;

Período: 27 de agosto de 2018.

Local: UFRJ – AULÁRIO da Faculdade de Educação.

Promoção:

Instituto Federal de Educação do Maranhão (IFEMA)

Instituto Federal de Educação do Piauí (IFEPI)

Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)

Universidade Federal do Piauí (UFPI)

Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)

Realização: Faculdade de Educação / Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

Coordenação:

Profª Drª Adriana Fresquet

Profº Drº Wilson Cardoso Junior

Público Alvo: Arte/Educadores, educadores sociais, professores do Ensino Superior e das redes públicas estadual e municipais, estudantes dos cursos de Pedagogia, Artes Visuais, Música, Dança, Teatro, cursos técnicos na área de arte e áreas afins.

Nº de participantes: (a definir)

Programação

Palestra: Contemporaneidade do Pensamento de Noemia Varela para a Arte/Educação Coordenação: (a definir)

Palestrantes: Profº Drº Everson Melquiades (UFPE/Escolinha de Arte do Recife)

Exibição do documentário: “Noemia Varela: Uma Vida, Saberes e Pensares”.

Coordenação: (a definir)

Mediação: Profº Drº Everson Melquiades (UFPE/Escolinha de Arte do Recife)