VIDIGAL: Imagens, Memória e Resistência

VIDIGAL: Imagens, Memória e Resistência
Nesse evento serão apresentados os filmes super-8 (digitalizados) produzidos na década de 1970 por Felícia Krumholz por ocasião da luta pela não remoção da Favela do Vidigal, além de fotos, documentos e áudios da época.
Esse arquivo, que hoje pertence ao Lote da Associação dos Moradores do Vidigal no acervo da Cinemateca do Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro, foi doado por Felícia Krumholz e recuperado pelo Projeto de Cinema da Escola Municipal Prefeito Djalma Maranhão (CINEAD) sob a orientação de Hernani Heffner conservador da Cinemateca.

Data: 13 de agosto
Hora: das 14h às 17h
Local: Cinemateca do Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro

Curso de Extensão “Tempo, Visualidade e Educação”

Voltado, preferencialmente, para professores  e alunos das licenciaturas da rede pública, o curso busca pensar nas possibilidades do trabalho pedagógico  com a imagem e o texto na sala de aula; refletir sobre atenção, aceleração, visualidade frente às transformações tecnológicas.
O curso é quinzenal, com início no dia 24 de agosto findando no dia 7 de dezembro, das 13h às 16h no Colégio Estadual Amaro Cavalcanti. Será oferecido certificado de horas aos concluintes.

Seminário 50 anos da Faculdade de Educação da UFRJ

Em 2018, a Faculdade de Educação da UFRJ completa 50 anos. Meio século de existência não é pouca coisa e, portanto, nosso ano de 2018 está repleto de atividades comemorativas, que serão guiadas pelo empenho de pensar o presente, o passado e o futuro da instituição, suas múltiplas temporalidades, reconhecendo sua tradição e história, seu papel de resistência no cenário atual e os desafios para o próximo meio século de vida.

É nesse contexto que o Seminário dos 50 anos da Faculdade de Educação da UFRJ se realizará, tendo como objetivos tanto comemorar o meio século da instituição quanto celebrar o compromisso com a educação universal, pública e gratuita. Os dias 15 e 16 de agosto serão marcados, assim, pela intensa reflexão sobre o lugar político da universidade pública; a democratização da educação superior: balanços e desafios; as novas perspectivas para a formação de professores na UFRJ; e a FE/UFRJ nos próximos 50 anos: novas demandas, sujeitos e inquietações.

À frente dessas quatro mesas que compõem o seminário estarão sujeitos que integram a comunidade acadêmica da Faculdade de Educação da UFRJ e da UFRJ como um todo. Assim, o seminário contará com a presença de indivíduos que representem a pluralidade da instituição, incluindo professores, alunos e técnicos,  para debater a respeito de temas fundamentais, não só para a FE/UFRJ, mas também para a educação pública brasileira.

Para participar do seminário, compareça ao auditório Pedro Calmon, no Palácio Universitário do campus da Praia Vermelha da UFRJ, no dia 15 de agosto de 2018, entre 9h e 18h, e no dia 16 de agosto, entre 9h30 e 18h.

Maiores informações através do email: seminario50anosfe@gmail.com ou do telefone: 2295-3246.

Confira a programação abaixo:

Página oficial da Faculdade de Educação da UFRJ