Coordenação de Estágio

Coordenação: Prof. Núbia de Oliveira Santos
Comissão: Prof.ª Alessandra Fontes
Prof.ª Maria Fernanda Alvito
Prof.ª Renata Razuk
Local: Fórum de Ciência e Cultura – Sala 204
Contato: 2295-4346
coordenacaodeestagiosfeufrj@gmail.com, coordenacaodeestagio@fe.ufrj.br
Atendimento: Plantões

Informamos que a Coordenação de Estágios estará em recesso do dia 17 ao dia 1 de agosto de 2018. Durante esse período a Direção da Faculdade de Educação irá assinar os contratos de Estagio Não Obrigatório. A diretora da Faculdade de Educação, Professora Carmen Gabriel receberá os alunos que precisarem de assinatura às terças-feiras pela manhã (dias 17; 24 e 31 de julho). Para ter o seu contrato assinado na terça-feira, o aluno deverá.

1- Agendar junto à Direção até segunda-feira, pelo e-mail (direcaofeufrj@gmail.com)

2- Preencher e enviar a Ficha de dados cadastrais para estágio não obrigatório também até segunda-feira, para que o nome seja adicionado à lista que será enviada à Professora Carmen.

Cabe ressaltar que a assinatura só será possível para aqueles alunos que agendarem até o dia anterior e enviarem os dados cadastrais.

A Coordenação de Estágio da Universidade Federal do Rio de Janeiro é responsável por formular ações de integração entre as práticas de ensino e os campos de estágio, no intuito de auxiliar na formação crítica do (a) licenciando (a) contribuindo para torná-lo(a) um(a) futuro(a) profissional capaz de aliar os diversos saberes docentes necessários à atuação profissional. É também responsável por promover ações de parceria e troca de saberes entre a universidade e as diversas instituições de ensino que são parceiras na formação congregando seus atores principais (professores e alunos tanto da universidade quanto das escolas). Além disso, tem como atribuições regimentais:

  1. Formalizar o encaminhamento dos alunos para os campos de estágios;
  2. Responsável pela assinatura de Termos de Compromisso dos Estágios Não Obrigatórios, de alunos da Pedagogia;
  3. Acompanhar a execução e a administração da programação de Estágio do curso;
  4. Esclarecer o aluno sobre as exigências e os critérios para a realização dos estágios;
  5. Identificar e avaliar novas demandas institucionais para a realização de estágios;
  6. Estabelecer contato com as instituições ou campos de estágio, avaliando a programação e o interesse no oferecimento de vagas para estágio, encaminhando-as, quando for o caso, à DAE/PR-1;
  7. Organizar e catalogar a documentação do estágio para consulta e pesquisa;
  8. Indicar, anualmente à DAE/PR-1, pelo menos 5 (cinco) docentes para dar parecer às propostas de convênio de estágios relacionados ao(s) curso(s) de graduação.

Documentos para alunos

Documentos para professores

Página oficial da Faculdade de Educação da UFRJ